• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
BTT: A 17 de março todos os caminhos levam a Aveiro
Publicado em 15.Mar.2013

O domingo, 17 de março, vai estar repleto de ciclismo em Portugal, tanto na estrada como em diferentes disciplinas do BTT. Entre as competições calendarizadas destaca-se o Troféu LabMed/Clássica Aveiro – Fátima, prova que marca o regresso às lides das equipas continentais e de clube, contando ainda com a Seleção Nacional/Liberty Seguros de Sub-23 e com duas formações estrangeiras.

A clássica vai levar o pelotão do Centro de Congressos de Aveiro, de onde parte às 12h00, até à Avenida Nuno Álvares Pereira, Ourém, onde a caravana deverá terminar a corrida perto das 16h00, depois de percorridos 171,9 quilómetros. O traçado acomoda duas contagens de montanha de segunda categoria, a última das quais apenas a 17,3 quilómetros do final.

Além da vertente competitiva, o evento conta com uma cicloperegrinação de 150 quilómetros. Os locais de partida e de chegada são os mesmos que vão receber o pelotão principal, mas os horários divergem. A cicloperegrinação Aveiro – Fátima inicia-se às 8h00.

Ainda na estrada, domingo é o dia escolhido para as Prova de Abertura de Juniores e de Cadetes, a 23.ª edição do Troféu César Luís, que vai disputar-se em Benavente. Os mais jovens vão cumprir 76,9 quilómetros, a partir das 9h30. Os juniores ouvem o tiro de partida às 14h30 e vão enfrentar 115,1 quilómetros.

No BTT, domingo será também jornada de estreias. É nesse dia que se realiza a Maratona do Centro, primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone. A prova irá decorrer em torno da Batalha, a partir das 9h30. Também na manhã de domingo arranca a Taça de Portugal de Downhill (DHI) Vodafone, com a disputa do DHI de Pampilhosa da Serra, com os pilotos a terem de descer do aeródromo até ao Vila Pampilhosa Hotel.

Na vertente olímpica de BTT, o cross country, destaca-se na agenda dos próximos dias o I XCO Juvenil Rodas de Fogo, que vai realizar-se em Torre Dona Chama, no sábado. Ainda no ciclismo para os mais jovens, realiza-se no sábado, em Leça da Palmeira, o 2.º GP de Escolas Liberty Seguros, com início às 14h30. A mesma data foi escolhida para outros dois eventos. Na Póvoa de Lanhoso vai pedalar-se Pelos Trilhos de Maria da Fonte, passeio de BTT, marcado para as 10h00. O Largo do Intendente será, às 16h00, o ponto de encontro para o Alleycat Pedal, um desafio urbano em duas rodas.

Domingo também é dia de pedaladas de lazer. Às 9h00 começa a I Maratona dos Bombeiros Voluntários de Gondomar. À mesma hora, no extremo sul do Continente, arranca o 1.º Passeio Solidário do Dia do Pai, com partida e chegada no Club DR Pedra Mourinho. Em Guimarães, a manhã de domingo será propícia para Pedalar Pela Igualdade, um passeio de 8 quilómetros com partida (9h30) e chegada na Escola D. Afonso Henriques. Ainda no domingo, Freixo de Espada à Cinta vai ser palco do evento de BTT Trilhos do Belo Horrível.

João Araújo

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios