• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Gouveia na rota da Orientação
Publicado em 15.Mar.2013

O Campeonato Ibérico Pedestre de 2013 vai arrancar e Gouveia é o ponto de partida com a primeira prova já com inscrições abertas e agendada para o fim de semana de 13 e 14 de abril.

A região estreou-se nestas lides no início de fevereiro de 2011 com o Meeting de Orientação, atraindo praticantes de luxo como o norueguês Olav Lundanes (na foto) e o francês Thierry Gueorgiou, atuais nº 2 e 3 do ranking mundial da Federação Internacional de Orientação.

Em 2012, Gouveia voltou com a segunda edição do Meeting e agora repete com a realização da primeira prova do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre, a anteceder o Portugal O’ Meeting, e que ocorrerá no início de março do próximo ano.

Luís Santos, um dos diretores do evento, sublinhou as caratísticas da prova, referindo: “Se os orientistas puderem estar a pensar que serão poupados os melhores terrenos para o Portugal O’ Meeting podem tirar daí a ideia. Os terrenos são os melhores que temos em Gouveia só que, por questões climatéricas, não são utilizáveis para o Portugal O’Meeting, pelo que a qualidade técnica do Ibérico nada ficará a dever à do POM”. E acrescentou: “A Serra da Estrela é um local de referência para todos os portugueses, mas poderá vir a ser um local especial para cada um dos que ficarem a conhecer melhor aqueles terrenos. Certamente tudo faremos para proporcionar um fim de semana bem passado a todos os que forem à Serra da Estrela participar nesta edição do Campeonato Ibérico.”

A prova terá três etapas, a primeira de Distância Média, na manhã do primeiro dia, no Vale do Rossim, em planalto das Penhas Douradas. Da parte da tarde parte-se para o centro urbano de Gouveia, onde decorrerá o Sprint (esta pontua para o ranking da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2013). O último dia volta o Vale do Rossim para a Distância Longa.

Entretanto, pela primeira vez no calendário das federações nacionais de Portugal e de Espanha, terá lugar o Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão (não distingue género nem escalão etário e pode ser praticada por pessoas com mobilidade reduzida) que conhecerá no Vale do Rossim, ao início da tarde de sábado, os primeiros Campeões Ibéricos nas classes Aberta e Paralímpica.

Foto de: Joaquim Margarido

Paula Capela Martins

 

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios