• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Orientação em BTT: Machado triunfa
Publicado em 18.Mar.2013

Davide Machado foi um vencedor incontestado na primeira mão do Campeonato Ibérico de Orientação em BTT 2013, disputada este fim de semana nos Picos da Europa. O segundo lugar coube a outro atleta português, Carlos Simões. No cômputo geral do Campeonato Ibérico, a Espanha parte em vantagem para a decisiva etapa, a disputar em Albergaria dos Doze e Pombal, no próximo mês de Maio.
Decorreu este fim de semana, nas localidades de Cangas de Onís e Arriondas, em Espanha, a primeira mão do IX Campeonato Ibérico de Orientação em BTT. Organizada pelo Club La Brújula, a prova contou com a presença de 142 atletas e repartiu-se por duas etapas, a primeira de Distância Média e a segunda de Distância Longa, ambas pontuáveis igualmente para a Liga Espanhola e para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2013.

Do primeiro dia de provas vem a vitória apertada de Davide Machado (.COM) sobre o seu compatriota Carlos Simões (COALA) no escalão de Elite Masculina. Número 11 do ranking mundial da Federação Internacional de Orientação e a maior referência portuguesa de sempre nesta desafiante disciplina, Machado necessitou de 40:32 para completar a sua prova, menos 54 segundos que Simões e menos 2:29 que o espanhol Miguel Angel Ramo Martin (Raid A Cal Teruel). No segundo dia os três atletas concluiram pela mesma ordem, mas com Davide Machado a fazer apelo às suas qualidades físicas e a deixar Carlos Simões a distantes 6:03 e Miguel Angel Ramo Martín a 6:07.
Espanha em vantagem

No escalão de Elite Feminina, Tânia Covas Costa (.COM) esteve em plano de destaque ao concluir a etapa de Distância Média na segunda posição com o tempo de 41:48, a 58 segundos da vencedora, Susana Arroyo Schnell (Sotobosque Madrid). Monica Aguilera Viladomiu (Tierra Tragame Madrid) foi a grande vencedora no derradeiro dia, concluindo a sua prova com o tempo de 1:14:33 e ascendendo à liderança do Ibérico. Covas Costa voltou a ser a melhor portuguesa, desta feita no quarto lugar, a 5:38 da vencedora, o que a coloca provisoriamente no 3º lugar da competição.

Nos restantes escalões, realce para as vitórias portuguesas de Mário Marinheiro (Casa Povo Abrunheira) no primeiro dia de prova no escalão Veteranos I Masculinos e ainda para os triunfos de Francisco Moura (Montes e Vales) e de Luísa Mateus (COC) em ambas as etapas, nos escalões de Veteranos II, Masculino e Feminino, respetivamente. A ausência de participantes portugueses em Cadetes e Juniores deixou o caminho livre a Espanha para se adiantar na classificação geral do Campeonato Ibérico por margem bastante dilatada. Concluída que está a primeira mão, a Espanha soma 254 pontos contra 140 de Portugal, colocando-se numa posição invejável para chegar à vitória final, cuja decisão está agendada para 18 e 19 de Maio, em Albergaria dos Doze e Pombal.

Fonte: orientovar.blogspot.pt  

Veja resultados e mais informação aqui.

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios