• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Surf: Francisco Alves vence primeira etapa
Publicado em 30.Mar.2013

Francisco Alves venceu o MEO Caparica Pro by Rip Curl, primeira etapa da Liga MOCHE 2013, com ondas fortes de 2,5m, na Praia do CDS, Costa de Caparica, assumindo o primeiro lugar na luta pelo título nacional deste ano.

O surfista local desta praia conseguiu a sua primeira vitória de sempre a este nível, derrotando na final o actual vice-campeão nacional, Frederico Morais, com a pontuação de 14.75 pontos em 20 possíveis contra os 8.75 pontos do atleta do Guincho. 

Francisco Alves, campeão nacional Pro Júnior em título, dominou por completo a final, realizando nas duas melhores ondas 7.75 e 7.00 (cada onda num máximo de 10 pontos). As ondas estiveram difíceis de encontrar num mar revolto, tendo os surfistas optado por surfar no inside, a zona de reformação das ondas, mais próxima da areia.

O atleta de 19 anos demonstrou uma grande consistência ao longo de toda a prova, evidenciando o seu conhecimento deste local que voltou a receber, passados 15 anos, uma etapa da principal competição nacional de surf. A sua recepção na praia, bastante efusiva, foi o coroar de um regresso bastante merecido e aplaudido.

“Estou muito contente com esta vitória e ainda nem acredito bem que isto está a acontecer,” disse o campeão. “É muito difícil vencer o Frederico Morais e o Vasco Ribeiro, que são excelentes surfistas. Mas consegui encontrar boas ondas e mostrar o meu surf. O apoio do público foi muito importante,” referiu.

Frederico, que tinha sido um dos maiores destaques da etapa até então, não conseguiu encontrar ondas com potencial na final, terminando em 2º lugar num ano em que assumiu disputar o título nacional, embora a sua principal prioridade seja actualmente o circuito mundial de qualificação.

Todas as etapas da Liga MOCHE contam com um prize-money de 11.000€ por etapa, um valor que ultrapassa o dobro do montante oferecido no ano passado, num total de 55.000€.

Neste momento, esse ranking é liderado por Vasco Ribeiro, com um uma onda de 9,5 pontos. Frederico Morais e Francisco Alves estão empatados na segunda posição, com ondas de 8,75 pontos.

A segunda etapa do circuito nacional realiza-se de 19 a 21 de abril, no Porto.

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios