• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Barciela: “O meu objetivo é correr o Circuito Mundial”
Publicado em 19.Apr.2013

João Barciela, também conhecido como “Jofi”, é o atleta de Carcavelos que venceu o Bana Bodyboard Air Show 2013. Iniciou-se no bodyboard com 13 anos. Desde então ganhou o gosto à competição e atualmente considera-se “viciado” na mesma. Embora seja frequente vê-lo por Carcavelos, o atleta tem um gosto especial pela Costa Vicentina. Entre os seus objetivos futuros está entrar no Circuito Mundial.

Bana Bodyboard Air Show: João és de Carcavelos, sentiste que o facto de conheceres bem a praia te deu uma vantagem na competição?
João Barciela: Houve momentos em que senti estar com um melhor posicionamento no pico, mas sinceramente com as excelentes ondas que estavam era só escolhê-las portanto creio não estava em vantagem.

Bana Bodyboard Air Show: O que é que precisaste para ganhar o título?
João Barciela: Acima de tudo a variedade de manobras. Entrei na final completamente incrédulo com as ondas que estavam a rolar, já não via Carcavelos assim há uns anos. Procurei apanhar sempre as melhores ondas para poder manobrar, e fui apostando sempre em manobras diferentes.
 
Bana Bodyboard Air Show: Qual foi o atleta que mais luta te deu?
João Barciela: Sinceramente, nestes moldes de competição, estamos mais “preocupados” em fazer boas manobras que propriamente no que os outros atletas fazem. Estamos focados em apanhar as melhores ondas e dar o nosso melhor, voar o mais alto possível para ter-mos uma boa recompensa (€) e para que o público se divirta. É um verdadeiro público de bodyboard. Das ondas que consegui observar, tenho de destacar as performances do Bernardo Jerónimo do António Cardoso do Hugo Pinheiro e do Manuel Centeno.

Bana Bodyboard Air Show: O facto de as manobras serem pagas individualmente em dinheiro fez com que houvesse mais competitividade na prova?
João Barciela: O facto de as manobras serem pagas só fez com que houvesse mais espetáculo, pois todos queriam “encher a carteira” e arriscavam todo o tipo de manobras nas condições mais extremas.

Bana Bodyboard Air Show: O que achaste deste formato?
João Barciela: Penso que este é o futuro do Bodyboard. É este o formato que o Publico quer ver e é este o formato que os atletas procuram para se destacarem. Quando a final acabou, esta opinião que partilho, pareceu-me ser unânime em todos os atletas.

Bana Bodyboard Air Show: Quais são os teus objetivos como atleta para o futuro?
João Barciela: Tenho de agradecer as marcas que me apoiam atualmente como a Science, Libertat, Bana e Viperfins, mas gostava de encontrar um patrocinador principal, porque o meu objetivo é sem dúvida correr o Circuito Mundial durante um ano. É o meu sonho. Mas como ainda não tenho, vou continuar a treinar bastante fisicamente, a aperfeiçoar o meu surf e a competir em todas as competições nacionais que houver.

Fonte: Bana Bodyboard Air Show

Foto: Shoot Me

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios