• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Taça de Portugal de XCO: Vitórias de David Rosa e Maaris Meier
Publicado em 02.Jun.2013

O campeão nacional, David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree), e a campeã da Estónia, Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), ganharam este domingo a quarta e penúltima etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Oliveira de Azeméis. O triunfo valeu a David Rosa o regresso ao comando da geral da Taça na categoria de elite masculina. Entre as femininas, Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) manteve a liderança.

David Rosa dominou totalmente a corrida masculina e nem um furo o impediu de vencer em solitário, deixando o segundo classificado, Ricardo Marinheiro, a 2m18s. O terceiro foi Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim), que pedalou grande parte da corrida no segundo posto, mas que se viu relegado para o lugar mais baixo do pódio, a 3m14s de Rosa, devido a ter partido o selim já perto do final. Ricardo Marinheiro foi, assim, o melhor sub-23, assumindo o primeiro lugar da geral nesta categoria.

A prova feminina foi mais equilibrada, tendo-se registado um despique direto e muito intenso entre Maaris Meier e Isabel Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão), com a estoninana a distanciar-se da espanhola já com grande parte da corrida deixada para trás, vencendo com 43 segundos de vantagem. Joana Barbosa foi a terceira classificada, a 2m55s da primeira.

João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) ganhou a corrida de juniores e proclamou-se, antecipadamente, vencedor da Taça de Portugal nesta categoria. Ana Tomás (BTT Seia) ganhou em juniores femininas, tal como já fizera nas anteriores etapas da Taça, mas terá de esperar pela última corrida para confirmar a conquista do troféu, uma vez que Ana Inácio (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike) ainda tem aspirações matemáticas de chegar ao triunfo.

Daniel Viegas (BTT Loulé/BPI) reforçou a liderança em cadetes com a vitória na competição deste domingo. A espanhola Desiree Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão) foi a melhor cadete e igualou Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) no topo da classificação.

Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) sentenciou a Taça na categoria de Masters A com a vitória em terras oliveirenses. O master B António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão) também ganhou, reforçou a liderança, mas ainda não está em condições matemáticas de celebrar. Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) ganhou em masters C, mas foi o segundo classificado, Luís António (Escola BTT de Rio de Mouro), que mais beneficiou em termos de geral, pois aumentou a vantagem sobre a concorrência. Teresa Fernandes (Clube Xelb) voltou a impor-se entre as veteranas, mas tem de esperar pela última corrida para tentar ganhar o troféu.

A Taça de Portugal de XCO termina no dia 28 de Setembro, no Fundão. Antes disso, no dia 14 de julho, Vila do Conde acolherá o Campeonato Nacional.

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios