• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
David Rosa faz história nos Europeus de XCO
Publicado em 24.Jun.2013

O campeão nacional de cross country olímpico (XCO), David Rosa, continua a fazer história. Depois de ter sido o primeiro betetista luso a competir nos Jogos Olímpicos, em Londres’2012, onde foi o 23º classificado, e de ter conseguido, em maio, o melhor resultado de sempre de um português numa prova da Taça do Mundo – 35º -, David Rosa foi este domingo 24º vlassificado no Campeonato da Europa de XCO, um lugar nunca antes alcançado por um corredor nacional na prova de elite de um Europeu de XCO.

 O anterior melhor desempenho português fora conseguido também por David Rosa, no Campeonato da Europa de 2010, em que conseguira a 35ª posição. Desta vez, em Berna (Suíça), o campeão nacional fez uma corrida inteligente, gerindo o esforço e progredindocom o decorrer da prova.

Saindo do lugar 33 da grelha de partida, o natural de Fátima foi ganhando posições para chegar ao final no 24º posto, a 5m21s do francês Julien Absalon, que se sagrou vencedor após um intenso duelo como o campeão do mundo, o suíço Nino Schurter. A dupla tomou conta da corrida desde o início e pedalou em conjunto até à quinta das sete voltas ao percurso. Nessa altura, Absalon desferiu um poderoso ataque, que lhe valeu a primeira medalha de ouro em grandes competições internacionais, desde os Jogos Olímpicos de 2008.

O francês, duplo campeão olímpico e quádruplo campeão mundial, conquistou o segundo título europeu, concluindo o esforço em 1h32m21s, menos 1m53s do que Schurter. O italiano Marco Aurélio Fontana foi o terceiro, a 2m06s.

Mário Costa, 33º classificado na prova de Sub-23.

Quanto aos dois sub-23 que representaram a Seleção Nacional neste Europeu, Mário Costa foi 33º, a 6m40s do vencedor, o francês Jordan Sarrou. Gonçalo Amado foi 41º, a 10m37s.

 

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios