• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Nacionais de XCO: Mário Costa e Joana Barbosa são os novos campeões
Publicado em 14.Jul.2013

Mário Costa (ASC/Bike Zone) e Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) são os novos campeões nacionais de elite de cross country olímpico (XCO), tendo ganho as respetivas corridas, disputadas em Tougues, Vila do Conde.

Galvanizado por correr perante o seu público, o sub-23 Mário Costa, que optou por alinhar na prova da categoria superior, revelou-se mais forte do que toda a concorrência, deixando no segundo lugar, a 32 segundos, o vencedor das quatro edições anteriores do Campeonato Nacional, o olímpico David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree). O terceiro classificado, a 6m31s, foi Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão).

Joana Barbosa dominou a corrida de elite feminina terminando com 4m17s de vantagem sobre a segunda classificada, Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Quer). Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), campeã no ano passado, fechou o pódio, a 5m21s da sucessora.

A prova de sub-23 masculina contou com um David Rodrigues (BTT Seia) muito forte, que se desforrou dos problemas mecânicos que o impediram de lutar pelo pódio em 2012 e que conquistou finalmente o título nacional. O segundo classificado foi Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim), a 2m10s, e o terceiro foi Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda), a 2m57s.

A correr em casa, Joana Monteiro (ASC/Bike Zone) bateu as adversárias na categoria de sub-23, concluindo a prova com 4m52s de diferença sobre Liliana Almedia (Avança/Moreira Congelados/Topgel) e com 8m14s sobre Leandra Gomes (Bragactiva/Focus Team), segunda e terceira, respetivamente.

A corrida de juniores masculinos foi ganha por João Cabral (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike), ao passo que entre as juniores a vencedora foi Ana Tomás (BTT Seia). Os campeões nacionais de cadetes são João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) e Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas).

Nas categorias de veteranos, os campeões nacionais são Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), em masters 30, António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), em masters 40, Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI), em masters 50, e Teresa Fernandes (Clube Xelb), em masters femininas. Por equipas venceu a equipa da casa, a ASC/Bike Zone.

Tougues recebeu, também neste fim de semana, a primeira edição do Campeonato Nacional de Team Relay. Nesta competição por estafetas, em que participam quatro corredores por equipa com pelo menos uma feminina, impôs-se a formação do CDC Navais/Póvoa de Varzim, que foi seguida pelo BTT Seia e pelo ASC/Bike Zone.

Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios