• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
A corrida vista por dentro: o impacto no corpo
Publicado em 28.Nov.2013
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Tirando uma minoria de corredores que prefere correr descalço – tema para futuro artigo – as sapatilhas (ou ténis) são o acessório mais importante para um corredor. São elas o ponto de contacto entre a dureza do chão e os quilos do corpo, devidamente amplificados pelas forças G, que serão maiores num trail.
Para entender melhor, vamos fazer um exercício de aritmética: imaginemos que o leitor faz três treinos de oito quilómetros por semana. No final do mês somará 96 quilómetros. Imaginemos ainda que o seu estado de forma lhe permite fazer 1,2 metros por passada (os bons fundistas podem fazer 1,5 metros). No final do ano você, meio fundista, amador, com os quilinhos a mais que quer desbastar e sem o trabalho suplementar de reforço muscular que nunca fez, obrigou os seus pés, tornozelos, joelhos, tendões e músculos a aguentar 9,6 milhões de impactos no solo.
Conclusão: mesmo não sendo um profissional é melhor escolher corretamente o calçado com que se corre. No próximo post vamos entender as diferenças fundamentais entre os vários tipos de sapatilhas e como fazer a escolha mais acertada e que depende do tipo de passada com que nasceu.

 

Bruno Rodrigues

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios