• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
David Raimundo é o novo selecionador de surf
Publicado em 29.Nov.2013
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

A Federação Portuguesa de Surf (FPS) anunciou a nova equipa técnica nacional, nomeadamente, o selecionador nacional, o Diretor Técnico Nacional e o Coordenador para os Circuitos Regionais. Assim, o novo selecionador nacional é David Raimundo, que vem substituir José Braga no cargo.

David Raimundo tem 36 anos, é licenciado em Ciências do Desporto, Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e com pós-graduação em surf, possuindo a cédula de treinador de nível 2 da FPS. Enquanto atleta, citando as principais distinções, foi vice-campeão nacional de surf em 2008, campeão europeu de seleções em 2007 e 2011, tendo integrado a Seleção Nacional em três Campeonatos da Europa e dois Campeonatos do Mundo. Distingue-se como treinador a partir de 2005, com um domínio de todas as categorias de Surf Esperanças, sendo também o técnico que orientou Vasco Ribeiro na conquista dos títulos nacionais Open de 2011 e 2012 e de Maria Abecasis em 2011 e 2012. Além das conquistas internacionais de Vasco Ribeiro, entre as quais se destacam as medalhas de prata no Mundial ISA de 2011 e 2013 (ambos no escalão sub-18).

O novo Diretor Técnico Nacional é Miguel Moreira, de 43 anos. Estudou Educação Física e Desporto na Faculdade Motricidade Humana (FMH), sendo
doutorado em Treino Desportivo (surf). Foi ginasta da seleção nacional e campeão nacional de trampolins. Foi treinador durante dez anos no Ginásio Clube Português, com ginastas campeões nacionais e da seleção nacional. Também foi selecionador nacional de saltos para a água (1997 a 2000). Iniciou em 2000 e coordenou durante nove anos o projeto Surftec, na FMH, com o objetivo de investigar o surf, desenvolver métodos de treino e acompanhar os surfistas em competição. Teve alguns bons resultados no surf (dois campeões da Europa na seleção nacional, três vencedores da Taça de Portugal, um vencedor da taça dos campeões europeus de clubes, três campeões nacionais surf esperanças, um vicecampeão sub 14 e dois terceiros lugares sub 18 masculino e feminino no Euro Juniores 2008 Marrocos).

Miguel Moreira assume as funções de Director Técnico Nacional, através de uma cooperação entre a FMH e a FPS, com o objetivo de desenvolver o surf e a formação de treinadores. Fica sob a sua coordenação toda a estrutura técnica da FPS, onde estão incluídos o director técnico das provas da FPS, o selecionador nacional, o treinador do surf, o treinador do bodyboard (e das outras modalidades caso se justifique), o preparador físico e a equipa clinica.

O Coordenador para os Circuitos Regionais é Tiago Matos. Juiz da Federação
Portuguesa de Surf desde 1998, é juiz internacional desde 2002, Diretor Técnico de Provas FPS desde 2003 da Federação Europeia de Surf (ESF) desde 2006 e Chefe de Juízes ESF desde 2004. Também desempenha as funções de Director Técnico do Nacional de Surf Open (agora Liga Moche) desde 2004.

Fonte e Foto: Federação Portuguesa de Surf

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios