• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Frederico Morais entre os candidatos ao Capítulo Perfeito
Publicado em 10.Jan.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Foi revelada a lista de surfistas que vão a votos do público para apuramento dos 13 finalistas que vão disputar a 3ª edição do Capítulo Perfeito Powered by Billabong, evento que já coroou dois dos maiores surfistas nacionais da atualidade – Tiago Pires (2012) e Nicolau Von Rupp (2013) – e que vai voltar a reunir os melhores tube riders portugueses em condições de gala.

Mantendo o prize money da edição anterior (10.000 euros), a competição vai realizar-se pela primeira vez na praia de Carcavelos, em Cascais, onde é esperado um grande espetáculo de surf com grandes nomes da modalidade em Portugal.

Frederico Morais, campeão nacional em título, é um dos atletas que integram o leque de candidatos desta 3ª edição. O surfista de Cascais e team rider da Billabong é uma das maiores promessas do surf português além fronteiras, depois de em dezembro passado ter tido uma prestação histórica no Havai, alcançando um dos títulos mais prestigiantes do surf competitivo mundial – o de Revelação da Triple Crown of Surfing – e fazendo jus ao potencial de ondas do concelho que o viu crescer e afirmar-se como surfista.

Entre os atletas que vão a votos do público encontram-se também Vasco Ribeiro, campeão nacional em 2011 e 2012 e jovem promessa do surf nacional, Marlon Lipke, ex-Top mundial e campeão europeu em 2012, João Macedo, o primeiro e único surfista português a integrar o Circuito Mundial de Ondas Grandes, Ruben Gonzalez, tetracampeão e recordista de títulos nacionais, e António Silva, um dos protagonistas da célebre sessão de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré, em janeiro de 2012, entre outros.

A votação pública já está a decorrer no site do evento (capituloperfeito.com) e termina no dia 11 de janeiro (inclusive), sendo os resultados anunciados no dia seguinte (domingo) em primeira mão no canal FUEL TV. Para efeitos de votação, os atletas encontram-se distribuídos por três categorias: Competidores, surfistas que se dedicam prioritariamente às competições nacionais e/ou internacionais; Free Surfers, atletas patrocinados e apoiados por marcas para percorrerem o país e o mundo à procura das melhores ondas; e Soul Surfers, surfistas alheios à indústria do surf mas que incessantemente buscam ondas perfeitas.

Aos 13 atletas apurados pelo público, juntam-se ainda três wildcards (convidados) que irão compor o total de 16 finalistas. São eles Nicolau Von Rupp, vencedor da edição anterior, e Edgar Nozes, um dos mais destacados surfista de Carcavelos e ex-Top nacional, a quem a organização decidiu atribuir o wildcard local. Um terceiro convite só será conhecido após o fim das votações e será dirigido, pela primeira vez na história do evento, a um dos atletas não-apurados pelo público, dando possibilidade à organização de “resgatar” um surfista que seja considerado uma mais-valia para esta competição especial.

Outra novidade para esta edição do Capítulo Perfeito consiste na associação, como media partner e forecaster oficial, do Surfline, site norte-americano que atualmente realiza 90% do forecasting das competições internacionais. Com 2014 a assinalar o início das operações do Surfline na Europa, começando por Portugal, surge assim esta parceria inédita que visa reforçar as probabilidades de encontrar o dia perfeito para a realização da prova, reunindo todas as condições para um espetáculo inesquecível.

A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, e contou com as intervenções de Rui Costa, responsável pela organização; Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; Rodrigo Pimentão, diretor de marketing da Billabong em Portugal; Filipe Falcão, Project Manager do Surfline na Europa; e ainda os atletas Frederico Morais e Edgar Nozes.
“O Capítulo Perfeito vem trazer duas importantes mais-valias ao surf nacional: um prize money de 10 mil euros, que permitirá ao vencedor investir na sua carreira internacional, e um treino mais específico no que se refere à performance em ondas tubulares, tornando os surfistas mais completos”, sublinhou Rodrigo Pimentão. “A Billabong sempre procurou eventos onde as ondas fossem o principal critério, e o Capítulo Perfeito tem tudo a ver com a estratégia da marca, sendo fiel ao seu célebre slogan ‘Only a Surfer knows the feeling’”.

“O Surfline é o site de surf mais visitado do mundo e chega agora à Europa e a Portugal, o país europeu que mais se tem evidenciado nos desportos de ondas nos últimos anos”, observou Filipe Falcão. “Não podíamos deixar de estar associados a um evento que privilegia a qualidade das ondas, esperando dar o nosso melhor contributo à organização na escolha do dia para a realização da prova e fazendo chegar a todos os cantos do mundo a qualidade das ondas de Cascais e dos surfistas portugueses.”

O Capítulo Perfeito Powered by Billabong é uma competição especial que tem como pressuposto realizar-se apenas quando se verificarem condições de excelência para a prática da modalidade, proporcionando um espetáculo único ao mais alto nível. Com a duração de um dia, a prova terá um período de espera de dois meses (de 13 de janeiro a 13 de março) e um aviso prévio de 72 horas.

Chegou a sua vez do público escolher os surfistas que quer ver em ação. Pode ser feito em capituloperfeito.com

LISTA DE CANDIDATOS
Competidores
Filipe Jervis
Francisco Alves
Frederico Morais
José Ferreira
Marlon Lipke
Miguel Blanco
Pedro Boonman
Ruben Gonzalez
Tomás Fernandes
Vasco Ribeiro
Free Surfers
Alex Botelho
António Silva
Eduardo Fernandes
Ivo Cação
Ivo Santos
Joackim Guichard
João Guedes
João Macedo
Pedro Monteiro
Tomás Valente
Soul Surfers
Alexandre Ferreira
Belmiro Mendes
Jó Bento
José Gregório
Manuel Cotta
Nuande Pekel
Nuno Silva
Paulo Rodrigues
Rodrigo Herédia
Tiago Oliveira
WILDCARDS
Edgar Nozes (wildcard local)
Nicolau Von Rupp (vencedor da edição anterior)

 

Fonte e Foto: Twice Comunicação

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios