• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Frederico Morais lidera lista de convidados para Capítulo Perfeito
Publicado em 13.Jan.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Terminaram as votações para eleger os surfistas que vão participar no Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que vai juntar os melhores atletas nacionais num dia de ondas perfeitas na praia de Carcavelos, em Cascais.

Entre os 30 nomes submetidos à escolha do público, o destaque vai para o campeão nacional em título Frederico Morais, o jovem cascalense que em outubro passado foi convertido a herói nacional depois de ter derrotado Kelly Slater durante a etapa portuguesa do World Tour (Circuito Mundial de Surf), em Peniche. Kikas, como é conhecido no meio, foi o atleta mais votado pelos fãs, confirmando o estatuto de estrela do surf nacional.

Assim, na categoria de Competidores, aberta a um máximo de seis votos por pessoa, os atletas escolhidos foram: Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Francisco Alves, Filipe Jervis, Marlon Lipke e Ruben Gonzalez.
Na categoria de Free Surfers, atletas patrocinados e apoiados por marcas para percorrerem o país e o mundo em busca das melhores ondas, os quatro surfistas selecionados foram: João Guedes, Alex Botelho, António Silva e Tomás Valente.

Por último, na categoria de Soul Surfers, surfistas alheios à indústria do surf mas que incessantemente buscam ondas perfeitas, os três atletas mais votados foram: José Gregório, Rodrigo Herédia e Manuel Cotta.

Os 13 nomes acima mencionados compõem, assim, a lista final de surfistas que vão participar no Capítulo Perfeito powered by Billabong, juntando-se aos wildcards (convidados) Nicolau Von Rupp e Edgar Nozes. Quem também garantiu o acesso à competição foi o atleta da Ericeira Paulo Rodrigues, um dos nomes mais carismáticos do surf português, campeão nacional em 2000 e vencedor do Eurosurf (Campeonato Europeu de Surf por equipas) na categoria Masters em 2011, a quem a organização optou por atribuir o wildcard destinado a um dos atletas não-apurados pelo público.

Numa iniciativa inédita na história do evento, os organizadores decidiram reservar um wildcard para “resgatar” um dos surfistas menos votados pelos fãs, dando assim oportunidade a um dos nomes menos conhecidos de marcar presença na prova mais aguardada do surf nacional.

Pelo seu historial no surf português, pela sua reputação em ondas tubulares e pelo seu inigualável carisma, Paulo Rodrigues acabou por merecer unanimemente a preferência dos seus pares, podendo agora provar toda a sua perícia nos poderosos tubos Carcavelos. “Estou muito satisfeito”, comentou o ex-campeão nacional. “Já estava contente por fazer parte de uma lista tão restrita, mas naturalmente essa felicidade nunca fica completa quando não entramos no evento. Faço parte dos escolhidos da organização desde a primeira edição, mas só este ano terei a oportunidade de disputar o Capítulo Perfeito pela primeira vez, o que me deixa feliz porque é um evento cujas características encaixam bem no tipo de surf que sempre fiz. Originalmente sou da Praia da Poça mas foi em Carcavelos que tive a minha primeira grande aprendizagem de surfar num sítio fora da minha zona de conforto. Fico satisfeito por o evento ir realizar-se lá. É uma praia que me diz muito, onde tenho grandes amigos e que ainda hoje frequento regularmente”, concluiu o atleta.

O apuramento dos finalistas foi feito através de votação online no site oficial do evento (capituloperfeito.com), que decorreu entre os dias 7 e 11 de janeiro e que ascendeu a um total de cerca de 60 mil votos.

Em caso de impossibilidade de participar na prova – por indisponibilidade, lesão ou impedimento de outra natureza – os surfistas eleitos deverão declarar desistência e ceder o seu lugar aos atletas que se encontram nas posições subsequentes no ranking de votações, por ordem de preferências do público (número de votos). Assim, na categoria de Competidores os atletas substitutos são, por ordem de prioridades, José Ferreira, Miguel Blanco, Tomás Fernandes e Pedro Boonman; na categoria de Free Surfers o acesso à prova em caso de desistência recai sobre João Macedo, Joackim Guichard, Ivo Cação, Pedro Monteiro, Eduardo Fernandes e Ivo Santos; e por último, entre os Soul Surfers os substitutos são Nuande “Pekel” Silva, Belmiro Mendes, Tiago Oliveira, Nuno Silva, Alexandre Ferreira e Jó Bento.

O período de espera para a realização do Capítulo Perfeito powered by Billabong começa já começou e estende-se por dois meses (até 13 de março), podendo a prova realizar-se em qualquer dia com aviso prévio de 72 horas. Durante este período, as condições meteorológicas e de ondulação com incidência na praia de Carcavelos serão minuciosamente monitorizadas pela organização em estreita cooperação com o Surfline, site internacional de previsão das condições do mar que atualmente realiza 90% do forecasting oficial das principais competições de surf em todo o mundo.

Com um prize money total de 10.000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf, o evento vai juntar surfistas de diferentes gerações nas melhores ondas que a costa portuguesa tem para oferecer, visando apurar o melhor tube rider português entre os mais destacados atletas nacionais.

LISTA FINAL DE SURFISTAS QUE VÃO PARTICIPAR NO CAPÍTULO PERFEITO POWERED BY BILLABONG
Frederico Morais (competidor)
Vasco Ribeiro (competidor)
Francisco Alves (competidor)
Filipe Jervis (competidor)
Marlon Lipke (competidor)
Ruben Gonzalez (competidor)
João Guedes (free surfer)
Alex Botelho (free surfer)
António Silva (free surfer)
Tomás Valente (free surfer)
José Gregório (soul surfer)
Rodrigo Herédia (soul surfer)
Manuel Cotta (soul surfer)
Nicolau Von Rupp (wildcard vencedor da edição anterior)
Edgar Nozes (wildcard local)
Paulo do Bairro (wildcard salvação)

 

Fonte e foto: Twice Comunicação

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios