• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
A corrida vista por dentro: O tamanho certo das sapatilhas – maior significa melhor
Publicado em 14.Jan.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Um dos erros comuns na escolha da sapatilha prende-se com a escolha do tamanho. Se escolher um tamanho muito justo ao pé poderá ter problemas na meia e longa distância. Este fenómeno é frequente em alguns corredores e aqueles cujos pés incham mais – os mais pesados e as mulheres são mais propensas – poderão ter problemas como as unhas negras dos dedos do pé (que poderão levar até à perda total da unha) ou aparecimento de bolhas.

O efeito estético não deve ser levado em linha de conta como explica Carlos Cunha, o consultor Nike na área específica de Running: “Quando corremos, o pé tem tendência para dilatar, principalmente nas senhoras. E são estas, por uma questão estética, que preferem um número mais apertado. Para evitar este tipo de problemas, há atletas que correm até com dois números acima comparativamente ao que usam no calçado não desportivo”.

sapatilhas 1

Um dos métodos que serve para testar se o tamanho da sapatilha é demasiado justo é, com a sapatilha calçada, colocar o dedo indicador entre o calcanhar e a parte de trás da sapatilha. Se o dedo não couber este pode ser um indício que deve tentar o número maior. Ainda assim, este método não é consensual entre os especialistas e há que considerar outros fatores: a forma da própria sapatilha, a sua experiência, o histórico de pés inchados e as distâncias que vai percorrer.

Um conselho final: quando for às compras, principalmente no inverno, leve no bolso as suas meias de corrida. As meias de flanela que traz nos pés não vão ajudá-lo a tomar uma boa decisão.

Bruno Rodrigues

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios