• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Orientação: dois franceses triunfam em Castelo de Vide
Publicado em 26.Jan.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

 As vitórias na decisiva etapa valeram aos franceses Thierry Gueorgiou (na foto) e Amélie Chataing o triunfo na oitava edição do Norte Alentejano O’ Meeting 2014. Em princípio de época, mais de seiscentos os atletas de 14 países puseram à prova as suas qualidades e capacidades, aproveitando o magnífico evento organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em Castelo de Vide.

A palavra “perder” não faz parte do vocabulário de Thierry Gueorgiou e isso voltou a ficar demonstrado este fim de semana, em Castelo de Vide, onde o francês fez gala de mostrar o porquê de ser o líder do ranking mundial. Gueorgiou agigantou-se na etapa de hoje e soube recuperar a diferença de 22 segundos que o separava do seu grande rival, o suiço Daniel Hubmann, arrecadando, duma assentada, a vitória na etapa e nesta oitava edição do Norte Alentejano O’ Meeting. Hubmann, que nesta etapa perdeu 45 segundos para o gaulês, teve de contentar-se com a segunda posição, enquanto Philippe Adamski acabaria por conservar o terceiro lugar da etapa inaugural, repetindo a mesma posição no dia de hoje, a 1:19 do vencedor.

“Penso que atualmente a minha forma física é bastante boa mas não fiquei muito contente com a prova de ontem e com os pequenos erros cometidos. No final procurei analisar aquilo que não correra particularmente bem e hoje fiz uma orientação mais ativa, mais atento à leitura do mapa, tentar perceber melhor o terreno e as coisas acabaram por correr melhor. A prova de hoje foi bastante mais desafiante, mais exigente do ponto de vista técnico, a requerer uma leitura mais atenta e tomadas de opções em antecipação”, adiantou Thierry Gueorgiou no final da prova. Mas a época ainda agora começou: “Estamos no início da temporada e aquilo que verdadeiramente conta é perceber que se vai melhorando a pouco e pouco após cada prova. Na altura dos Campeonatos do Mediterrâneo e depois no Portugal O’ Meeting irei concentrar-me realmente na competição de maneira a que possa chegar ao Campeonato da Europa confiante no melhor resultado”, disse.

Resultados Elite Masculina

1º Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) 33:17

2º Daniel Hubmann (Kristiansand OK) 34:02 (+0:45)

3º Philippe Adamski (Kalevan Rasti) 35:13 (+1:56)

 Classificação final Elite Masculina

1º Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) 1:04:50

2º Daniel Hubmann (Kristiansand OK) 1:05:13 (+0:23)

3º Philippe Adamski (Kalevan Rasti) 1:07:43 (+2:53)

4º Baptiste Rollier (Kristiansand OK) 1:09:29 (+4:39)

5º Ionut Zinca (Farra-O) 1:12:35 (+7:45)

 

Amélie sucede a… Amélie

Depois do segundo lugar na etapa inaugural, a francesa Amélie Chataing soube tornear os 36 segundos de diferença que a separavam de Anastasia Tikhonova e venceu a oitava edição do Norte Alentejano O’ Meeting. Uma vitória que é a repetição do sucedido na anterior edição, em Nisa, e que no final mereceria os seguintes comentários: “Fiquei bastante decepcionada com os meus erros na etapa de ontem, mas estou bastante contente com a prova de hoje e com esta vitória. Foi uma prova fisicamente exigente, mas gostei muito do percurso, das mudanças de direção e do desafio da orientação em zonas com muito detalhe.” Uma palavra final deixada a Portugal e ao NAOM em particular: “Um elevado número de excelentes mapas, terrenos com muita qualidade e as melhores condições de treino que podemos encontrar nesta altura do ano, é isso que faz com que venha frequentemente a Portugal. E também este clima. Quando faz tanto frio em todo o lado, é sempre muito agradável encontrarmos este sol e estas temperaturas. Vencer o NAOM de novo em 2015? Se o calendário de treinos e de provas o permitir, voltarei com muito gosto ao Norte Alentejano O’ Meeting e, claro, para ganhar.”

A russa Anastasia Tikhonova terminou no segundo lugar, a 1:42 da vencedora, garantindo a segunda posição no cômputo das duas etapas. Na terceira posição na etapa de hoje, a 3:37 da vencedora, classificou-se a canadiana Emily Kemp, que viria assim a fechar o pódio do NAOM 2014.

Resultados Elite Feminina

1º Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 32:11

2º Anastasia Tikhonova (CSP Novgorod) 33:53 (+1:42)

3º Emily Kemp (OK Linné) 35:48 (+3:37)

Classificação Final Elite Feminina

1º Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 1:06:32

2º Anastasia Tikhonova (CSP Novgorod) 1:07:38 (+1:06)

3º Emily Kemp (OK Linné) 1:11:28 (+4:56)

4º Kristin Löfgren (Varegg IL) 1:12:33 (+6:01)

5º Céline Dodin (Team AltecSport) 1:14:38 (+8:06)

 

Fonte e Foto: Joaquim Margarido

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios