• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Tour Running: Viajar a Correr
Publicado em 27.Oct.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Não é novidade que Portugal está entre os destinos preferidos por parte dos turistas estrangeiros. Na moda também estão as corridas, cada vez com mais adeptos. Há quem alie essas duas paixões e Lisboa e Porto vivem agora a época alta dos turistas corredores.

Fazer as malas é das coisas mais entusiasmantes – e também stressantes – que qualquer viajante tem de enfrentar, mas nas malas de muitos começam a estar artigos que antes não tinham lugar. Roupa de treino e ténis de corrida, talvez o relógio com GPS, uma câmara de ação e outros artigos ligados à corrida. São os turistas corredores que gostam de conhecer as cidades para onde vão enquanto correm e para isso contam com serviços de especializados de Tour Running.

Porto on the Run Foto: Fernando Pereira / Global Imagens

Porto on the Run
Foto: Fernando Pereira / Global Imagens

Importar um conceito

O Porto on the Run nasceu em 2010 pela mão de Vítor Dias e João Paulo Meixedo que se lembraram, durante viagens ao estrangeiro com a família, de importar um conceito que descobriram lá fora. “É normal, quando viajo, sair sempre mais cedo para um treino e conhecer a cidade dessa forma. E depois, já com o duche tomado, em conversa com a família já tinha alguma informação sobre o que vale a pena ver, ou não. Apercebi-me então que estava a fazer running sightseeing para a família e tive a ideia de fazê-lo na nossa cidade, o Porto, direcionando um serviço para corredores que nos visitam e dispõem de pouco tempo”, lembra João Paulo, guia-corredor, professor de profissão, mas que não se compara a um guia turístico, tendo mesmo o cuidado de salientar isso mesmo. “Não somos guias e informamos isso mesmo no nosso site. Somos apenas uns companheiros de corrida na cidade.” Guias ou não, os percursos do Porto on the Run cobrem boa parte dos principais pontos de interesse da cidade invicta. “Tentamos passar um pouco por toda a parte, em função do percurso selecionado, desde a baixa, litoral ribeirinho ou passeios românticos. O mais escolhido é o que percorre o património da Unesco e que inclui uma travessia até à zona das caves, em Gaia.”

Apreciar sem preocupações

Lisbon City Runners Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Lisbon City Runners
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Pedro Vieira, publicitário, e Nuno Pereira, consultor, são os rostos da Lisbon City Runners. “Conhecemos e entendemos perfeitamente as necessidades existentes para quem quer correr e está num local estranho. Não é fácil, para quem não conhece, estar hospedado no centro da cidade e sair de manhã cedo para fazer dez quilómetros de corrida sem passar a maior parte do tempo a parar para atravessar estradas. Isto faz com que, em vez de apreciarem a cidade, passem o treino preocupados em decorar o caminho de regresso ao hotel.” Foi para combater isto que a dupla de maratonistas criou a equipa que proporciona exatamente aquilo que interessa: correr e conhecer Lisboa.

Lisbon City Runners Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Lisbon City Runners
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Os clientes são, na maioria dos casos, corredores experientes, mas também há quem só queira ter uma experiência diferente. “Há sempre quem faça jogging de vez em quando e procure uma oportunidade de ver a cidade de forma diferente. E depois há os mais experientes, muitos deles a preparar alguma prova e não querem saltar os treinos. Quem vem procura essencialmente rapidez e segurança no treino de corrida que querem incluir nas férias ou trabalho, ao mesmo tempo que querem ficar com uma visão completamente diferente da cidade. Correr ao lado de um atleta local garante-lhes uma orientação geográfica de Lisboa muito prática para quem está de visita. E ainda descobrem locais e histórias sobre a cidade de que outra maneira não o fariam. Isto tudo em apenas uma hora.”

Rui Jorge Trombinhas

rui.trombinhas@ojogo.pt

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios