• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Elite Mundial passa por Castelo de Vide
Publicado em 20.Jan.2015
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Olav Lundanes (na foto), líder do ranking mundial de orientação pedestre, é a principal atração da IX edição do Norte Alentejano O’ Meeting. O norueguês Olav Lundanes, triplo campeão do Mundo e bicampeão da Europa, lidera o ranking mundial desde o dia 11 de Julho, altura em que venceu a prova de distância média do campeonato do Mundo em Itália, em 2014. Olav terá forte oposição no evento do quinto classificado do ranking mundial, o ucraniano Oleksandr Kratov e do Russo Valentin Novikov atual 23º classificado do ranking mundial.
Em femininos, a figura de cartaz da IX edição do evento é a 12ª do ranking mundial, a ucraniana  Nadiya Volinska.

Pela terceira vez em nove edições, Castelo de Vide volta a ser o epicentro da orientação à escala mundial, acolhendo o Norte Alentejano O’ Meeting 2015. Desta feita, porém, não colhe o exclusivo, já que o programa prevê uma etapa no município vizinho de Marvão, que pela segunda vez recebe o evento. Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com os municípios de Castelo de Vide e Marvão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, o evento terá lugar no fim-de-semana de 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015, atraindo uma vez mais as atenções de atletas portugueses e estrangeiros.

A caminhar ou a correr todos podem participar. A organização poderá fazer acompanhamento e ensino durante o evento e as associações e clubes dos Concelhos de Castelo de Vide e Marvão terão a inscrição gratuita.

Recorde-se que, com início em 2007, o Norte Alentejano O’ Meeting teve no romeno Ionut Zinca e na finlandesa Riina Kuuselo os seus primeiros vencedores. Os franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing são os mais recentes vencedores duma lista que inclui ainda nomes como os da suiça Simone Niggli, do ucraniano Oleksandr Kratov, da checa Eva Jurenikova, do atual líder do ranking mundial, o norueguês Olav Lundanes, da sueca Helena Jansson e dos portugueses Tiago Romão, Maria Sá e Joana Costa, entre outros. A quinze dias do evento o número de inscritos atinge os 550, provenientes de 73 clubes de Quinze Países (Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia, Rússia, Israel, Alemanha, Brasil, Bélgica, Suécia, Estónia, Ucrânia e Lituânia).

Programa:
31 Janeiro 2015
10:00 – Distância Média – Vale da Silvana.
15:30 – Sprint pontuável ranking Mundial (WRE) e Circuito Nacional Urbano – Marvão.

01 Fevereiro 2015
10:00 – Distância Média – Quinta das Lavandas.

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios