• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
França abre as hostilidades em Idanha-a-Nova
Publicado em 08.Jun.2015
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

O emaranhado de ruas de Idanha-a-Nova foi palco da primeira de cinco finais dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015. A equipa francesa, principal protagonista da jornada inaugural, chamou a si o triunfo na Estafeta Mista de Sprint, tanto na categoria de Elite como em Juniores.
Está encontrado o primeirovencedor dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT que até sábado, dia 13 de junho, têm lugar em Idanha-a-Nova, Portugal. Mercê duma extraordinária entrada em prova de Gäelle Barlet, a França levou de vencida, de forma categórica, a Estafeta Mista de Sprint, prova na qual alinharam à partida 15 combinados de dois elementos cada.

Fazendo par com Baptiste Fuchs – na Orientação como na vida! -, a Campeã do Mundo de Sprint em 2011 (Vicenza, Itália) teve um arranque fulgurante, garantindo no final do primeiro percurso uma larga vantagem de 1:28 sobre a segunda classificada, a finlandesa Marika Hara. Os três percursos seguintes foram de gestão de recursos, ante a tentativa de recuperação da República Checa (Martina Tichovska e Jiri Hradil), que viria a concluir na segunda posição. Campeã da Europa em 2013 (Zamosc, Polónia), a Finlândia (Marika Hara e Jussi Laurila) teve de se contentar com o terceiro lugar, depois de luta intensa com uma aguerrida Suécia.
Portugal termina na oitava posição

Individualmente, destaque para o russo Anton Foliforov a quem couberam os dois melhores tempos nos segmentos masculinos e para a sueca Cecília Thomasson, a mais rápida no terceiro percurso. Em sentido oposto esteve a russa Svetlana Poverina (a Rússia não foi além da sétima posição) e ainda as turmas da Itália, Dinamarca e Espanha, desclassificadas por “mp”. Composta por Ana Filipa Silva e João Ferreira, a equipa de Portugal terminou a prova na 8ª posição. De salientar, sobretudo, o último percurso de João Ferreira, pleno de garra e de querer, a conquistar duas posições praticamente sobre a meta.

Ainda que sem caráter oficial, também na categoria Junior teve lugar a disputa da Estafeta Mista de Sprint, na qual o seleccionado francês viria a ser o mais forte. Lou Denaix não comprometeu e Florian Pinsard fez a diferença, mostrando que pode estar a caminho mais uma grande estrela da Orientação em BTT mundial. A Rússia, com Olga Mikhailova e Iurii Balev, terminou na segunda posição, enquanto a Finlândia (Essi Hakala e Sakari Puolakanaho) completou o pódio e Portugal (Ana Margarida Rocha e Paul Roothans) foi sétimo classificado. Também na categoria de Jovens Portugal foi o sétimo classificado, numa prova ganha pela Rússia (Daria Mikryukova e Valeriy Rodin).
Resultados

1. França (Gäelle Barlet / Baptiste Fuchs) 44:09
2. República Checa (Martina Tichovska ( Jiri Hradil) 45:59
3. Finlândia (Marika Hara / Jussi Laurila) 46:41
4. Suécia (Cecilia Thomasson / Marcus jansson) 46:49
5. Áustria (Marina Reiner / Kevin Haselsberger) 47:57
6. Lituânia (Asta Simkoniene / Jonas Maiselis) 48:14
7. Russia (Svetlana Poverina / Anton Foliforov) 48:38
8. Portugal (Ana Filipa Silva / João Ferreira) 54:39
9. Alemanha (Anke Danowski / Olaf Kaden) 55:42
10. Eslováquia (Stanislava Fajtova / Rastilav Malatek) 56:47

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios